Biografia

Natural de Paulo Afonso - Bahia, Jonathan Raphael é instrumentista, artista e professor especializado em guitarra baiana. Formado em música pela Universidade Federal do Ceará, onde teve a guitarra baiana como principal objeto de estudo, o músico realiza shows, workshops e ministra aulas sobre o instrumento, nas modalidades presencial e online, para alunos de diversas regiões do país. É patrocinado pela NIG Music, empresa brasileira referência na fabricação de cordas e pedais para guitarra, onde também colaborou no desenvolvimento do encordoamento próprio para a Guitarra Baiana.


Lançou o seu primeiro single digital, “Tributo à Guitarra Baiana”, em 2012. O trabalho, que inclui releituras de clássicos da guitarra baiana dentro de uma proposta de sonoridade e interpretação modernas, encontra-se disponível para download em www.jonathanraphael.com.br/musica. Em 2013, apresentou-se na feira Expomusic em São Paulo, a convite do fabricante NIG Music, no lançamento nacional das cordas para guitarra baiana. Desde então, tornou-se artista patrocinado por esta empresa. Neste mesmo ano, participou da XX Semana de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde apresentou o show “71 anos de Guitarra Baiana”.


Em 2016, participou do Carnaval de Salvador como integrante do Trio de Guitarra Baiana (V), ao lado dos guitarristas Marcelo Novaes e Júlio Caldas, em apresentação no Palco do Pelourinho. Também em 2016 formou um duo de guitarras baianas com o guitarrista americano Jake Moore, do qual já foi lançado um vídeo clipe. Atualmente, Jonathan Raphael está trabalhando no seu próximo disco, a ser lançado em breve.

Endorsement

Jonathan Raphael é patrocinado por:

NIG Music

Nig Strings NIG Pedals